A fintech de gerenciamento de finanças pessoais GuiaBolso anunciou ontem (18) ter recebido R$ 125 milhões do fundo Vostok Emerging Finance. O aporte é a quinta rodada de investimentos conquistada pela startup que já havia captado cerca de R$ 90 milhões nas edições anteriores e se consolida como uma das iniciativas mais bem-sucedidas do pais neste tipo de operação.
Com 3,5 milhões de pessoas cadastrados, o objetivo declarado pela empresa para a utilização deste novo montante é ampliar o número de usuários e acrescentar novas alternativas de produtos e serviços como cartão de crédito e orientações para investimentos. Outra destinação dos recursos é a busca pelo aumento do volume de concessão de empréstimos por meio da plataforma de crédito Just, lançada em fevereiro deste ano e focada na contratação de empréstimos on-line, com comparação de taxas de juros.
“Estamos muito satisfeitos por continuar a parceria com investidores de alto calibre que apoiem a nossa missão de dar às pessoas a informação completa e precisa para tomarem as melhores decisões financeiras”, comenta o fundador do GuiaBolso, Benjamin Gleason em comunicado à imprensa. “Este investimento permitirá ao GuiaBolso expandir o alcance do nosso centro financeiro digital para milhões de brasileiros”, completa.
Já o diretor do fundo Vostok, Dave Nangle, classificou o aporte como o maior feito até o momento pela empresa no Brasil e explicou que ele reflete a convicção da companhia de que o país oferece uma das melhores macro oportunidades em todo o mundo. “O GuiaBolso está bem posicionado para ampliar o conjunto de produtos financeiros de sua base. Sua equipe é uma das melhores que encontramos em finanças do mercado emergente”, disse.
O Vostok é um fundo global especializado em fintech que também atua como investidor nas brasileiras Nibo (gestão empresarial) e FinanZero (empréstimos). De acordo com uma matéria do portal Exame, a instituição foi acompanhada no investimento pela Endeavor Catalyst, veículo de investimento da Endeavor, além de companhias que já haviam investido anteriormente no GuiaBolso, como Ribbit Capital, do Vale do Silício, o Omidyar Network, criado pelo fundador do eBay e focado em empresas de impacto social, e o International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial.