Criptomoeda cooperativa criada por brasileira lança iniciativas na COP 23

Na semana passada a brasileira Taynaah Reis, fundadora e CEO da MOEDA, criptomoeda desenvolvida para fomentar o desenvolvimento social e econômico da população de baixa renda, participou  da conferência COP 23, realizada em Bonn, na Alemanha, para apresentar dois projetos criados pela plataforma. Na ocasião, ela divulgou os programas Moeda Semente e o Embaixadores Moeda Semente.

Fundada em abril de 2017 com a participação de mais sete profissionais de outras nacionalidades, a MOEDA se posiciona como a primeira plataforma bancária cooperativa do mundo baseada em tecnologia blockchain. Seu objetivo é aplicar a transparência, a velocidade e a eficiência da tecnologia blockchain para empoderar empreendedores sem acesso a crédito e ao sistema bancário ao redor do mundo.

Segundo comunicado distribuído à imprensa, os projetos apresentados na COP 23 serão financiados por meio do programa de microcrédito da MOEDA e da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária). As iniciativas têm como objetivo utilizar a tecnologia blockchain para financiar projetos de desenvolvimento, empreendedorismo e impacto social voltados para comunidades sem acesso ao sistema bancário.

Para dar suporte a este propósito ela explicou que o programa Embaixadores Moeda Semente se constitui em uma rede multidisciplinar de profissionais com diferentes níveis de experiência e backgrounds, incluindo investidores privados, altos executivos, quadros governamentais e pesquisadores especializados em responsabilidade social corporativa. A ideia é que este programa conecte esses profissionais e lhes ofereça a oportunidade de colaborar com os empreendedores do Programa Moeda Semente à medida que desenvolvem seus projetos inovadores.

A nota da empresa diz que Taynaah Reis tem longa experiência em desenvolvimento de tecnologia para apoiar o cooperativismo e a agricultura familiar no Brasil, e vem pesquisando a tecnologia Blockchain há quatro anos. Neste período foram criadas parcerias corporativas com marcas como a IBM e alcançada a captação de US$ 20 milhões em um ICO (initial coin offer, ou oferta inicial de moedas virtuais) realizado em agosto de 2017.