A Visa anunciou terça-feira (14) que os portadores de cartões da bandeira emitidos pelo Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Neon e Porto Seguro Cartões já têm acesso ao Android Pay no Brasil. O serviço permite que seus usuários façam pagamentos digitais usando o próprio telefone celular. O Android Pay pode ser usado para pagar compras em mais de 3 milhões de terminais de pagamento sem contato, no país.
“Estamos muito felizes em oferecer acesso ao Android Pay, uma solução de pagamento móvel conveniente, aos brasileiros que têm um cartão Visa. Os consumidores querem pagar de forma rápida, integrada e segura, e suas expectativas em relação às experiências de varejo estão mais altas do que nunca. Agora, com o Android Pay, eles podem iniciar um pagamento com o próprio celular, em questão de segundos”, diz Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos da Visa do Brasil.
Segundo comunicado enviado à imprensa, as transações do Android Pay são protegidas por múltiplas camadas de segurança, incluindo o Visa Token Service (VTS). O VTS é uma tecnologia que substitui as informações sensíveis constantes dos cartões de pagamento, como o número da conta de 16 dígitos e a data de validade, por um código exclusivo (token), usado para processar pagamentos de forma mais segura. O uso do token evita que os verdadeiros detalhes do cartão sejam expostos durante uma transação de pagamento móvel.
“Embora rapidez e facilidade de uso sejam as grandes vantagens dos pagamentos móveis em relação aos pagamentos em dinheiro, a segurança das transações é igualmente crucial para que os consumidores se sintam confiantes ao pegarem o celular para pagar. É aqui que o Visa Token Service agrega um valor imenso à experiência de pagamento móvel, pois protege os dados de pagamento dos consumidores durante as transações”, complementa Jatobá.
Para começarem a usar o novo serviço, os portadores de cartão que têm um dispositivo Android com NFC, a partir do sistema operacional KitKat 4.4, devem acessar a Google Play Store e baixar o aplicativo Android Pay. A seguir, basta que eles se cadastrem e adicionem seus cartões de crédito ou débito elegíveis no Android Pay. A elegibilidade dos cartões deve ser consultada diretamente com o emissor do instrumento de pagamento.