A RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado) acaba de anunciar uma parceria com a startup especializada em tecnologia e segurança IDwall. O acordo tem como objetivo oferecer uma plataforma de validação de documentos e prevenção a fraudes. A solução permite validação de documentos, background check (com análise de risco) e face match. O alvo é a redução dos riscos de fraudes no credenciamento de novos clientes, eliminando o trabalho manual e aumentando o número de clientes aceitos.
Dentre as funcionalidades destacam-se análises forenses da integridade do documento, extração de dados via OCR (Optical Character Recognition) e suas validações, busca em mais de 150 fontes públicas e privadas de dados, informações sobre pessoa física ou jurídica, aplicando a matriz de decisão do próprio cliente para autorizar, negar ou fornecer score para cadastro, checagem de suspeita de fraude em bases internas, criação de perguntas com base no CPF inserido, além de garantir que a pessoa que está realizando o cadastro é a proprietária do documento.
Ofertada na modalidade de contratação como serviço, na qual os valores podem variar de acordo com o número de verificações no mês, a ferramenta beneficiará os clientes, que poderão aprovar um novo cadastro em segundos, sem burocracias internas, respeitando compliances e evitando fraudes de identidade.
O Diretor Geral da RTM, André Mello, destaca o acordo como resultado da busca da RTM por parcerias com startups que tenham soluções aplicáveis ou adaptáveis para o mercado financeiro. “Procuramos ferramentas que possam ser disponibilizadas na nossa rede ou cloud privada com toda segurança e alta taxa de disponibilidade exigidas pelos serviços de missão crítica.”, afirma o executivo.
O fundador da IDwall, Lincoln Ando, explica que mesmo na era digital o processo de credenciamento de pessoas e empresas continua sendo realizado boa parte de forma manual, exigindo equipe de back office e deixando vulnerabilidades. “A parceria RTM e IDwall visa fornecer a todo mercado financeiro uma plataforma única de credenciamento e identificação de novos clientes, mitigando riscos e fraudes, eliminando trabalhos manuais e reduzindo custos desse processo. Tudo isso, em um ambiente já homologado pelas instituições financeiras e respeitando compliances de segurança.”, conclui Lincoln.