O Santander deu início ontem (8) à segunda edição do programa Radar Santander, voltado a apoiar empreendedores com alto potencial de crescimento com projetos inovadores para o mercado financeiro. A iniciativa conta com a parceria da Endeavor e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro.
O programa busca empresas que estejam no ponto de inflexão de seu desenvolvimento, e que apresentam potencial para sustentar um crescimento exponencial e em um curto período de tempo, ou seja, com perfil scale-up. Os negócios procurados deverão contemplar inovações em canais de relacionamento entre clientes, mercado e indústria financeira; agilidade e segurança dos meios de pagamento e análise de dados.
Após o encerramento do prazo de inscrições, serão selecionadas 10 empresas que participarão de um evento no dia 04 de abril. Na ocasião, os empreendedores farão uma apresentação sobre seus negócios para a alta direção do Banco.
Após analisar o desempenho dos participantes e o que as suas empresas podem agregar ao mercado financeiro, serão escolhidos os cinco empreendedores que, entre maio e agosto, terão mentorias personalizadas com executivos do Santander e mentores da rede da Endeavor, formada por alguns dos principais líderes empresariais do País.
Enquanto um mentor-padrinho da Endeavor irá ajudá-los nos desafios internos de gestão da empresa, um executivo do Santander o apoiará fomentando a geração de novos negócios. O Radar também promove uma rede de networking e ajuda mútua formada por companhias que crescem e enfrentam desafios semelhantes, por meio de mentorias coletivas que abordarão desafios comuns dessas empresas.
“Conseguimos identificar um grande potencial de negócios nas empresas selecionadas na primeira edição do Radar Santander. Já estamos, inclusive, desenhando projetos financeiros com algumas delas, e deixamos claro que as nossas portas nunca irão se fechar para todas as participantes”, afirma Angel Santodomingo, vice-presidente executivo e CFO do Santander Brasil.
“O programa tem o papel de alavancar o poder de transformação dos empreendedores apoiados. Na primeira edição, as cinco empresas participantes fecharam 2017 com um crescimento de quase 100% em número de funcionários – ganham os negócios e ganha também o Brasil”, explica Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores da Endeavor. “O mérito, em primeiro lugar, é dos empreendedores, mas as mentorias e conexões fazem a diferença frente às típicas dores de crescimento de uma scale-up”, completa Piquet.
Na edição do ano passado houve mais de 300 inscrições de empresas interessadas em participar do programa, com mais de 120 mil visitas no site do programa e 517 mil pessoas sensibilizadas via redes sociais. Foram selecionadas as empresas Pipefy, de gestão de processos e workflows para ganho de eficiência; Tempest, de solução de cyber segurança e combate a fraudes digitais; IDwall, de serviços de validação de documentos, verificação de identidade e background check; Moneto, de solução por aplicativo de recebimento, controle e cobrança para microempresário; e Docway, de base de médicos e pacientes para atendimento domiciliar.