Estratégia Digital brasileira tem como meta apoiar 200 startups por ano

Na quarta-feira (21) o presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto que institui oficialmente a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. O documento conhecido como E-Digital estabelece um conjunto de 100 ações para impulsionar a digitalização na indústria, no setor de serviços e na sociedade nos próximos quatro anos. Entre os objetivos definidos se destaca a meta de apoiar pelo menos 200 startups digitais a cada ano, por meio de iniciativas coordenadas entre programas existentes na esfera federal.

Em um capítulo dedicado às fintechs, o documento afirma que elas trazem como benefícios o fornecimento de uma infraestrutura financeira com maior resiliência, liquidação financeira mais rápida e efetiva, bem como novas formas de codificar, compartilhar e analisar dados financeiros.

“Para o setor financeiro, os benefícios seriam cadeias de transação mais curtas e mais rápidas, maior eficiência de capital e uma maior resiliência operacional. Para os consumidores, as vantagens seriam as maiores oportunidades de escolha, serviços melhor orientados e a preços mais competitivos”, afirma

O documento explica ainda que as startups financeiras podem oferecer um sistema financeiro mais inclusivo, desagregando as atividades bancárias em suas principais funções, promovendo melhor compartilhamento de riscos e alocação de capital. “As fintechs podem ainda realizar uma melhor seleção de crédito, melhorar a avaliação de riscos, a alocação de crédito e a eficiência do capital empregado na atividade financeira”.

Ao citar as ações estratégicas para apoiar as startups, o documento cita ainda medidas como:

  1. Estimular a oferta de financiamento nos estágios iniciais das empresas de base tecnológica, conhecidos como early stages, criando um ambiente internacionalmente competitivo para a atração de capital de risco.

 

  1. Fortalecer iniciativas que visem à desburocratização para aumento da competitividade, tais como a modernização das formas societárias, a simplificação na obtenção de licenças e a estruturação de um ambiente regulatório propício e que não inviabilize modelos de negócios inovadores.

Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Thiago Camargo, a Estratégia Digital é decisiva para aumentar a competitividade e a produtividade da economia brasileira. “A gente só passa a ter, de fato, importância no cenário internacional e fortalecimento da economia a partir desta transformação digital”, finaliza.