Entre os dias 4 e 6 de abril, o Porto Digital de Recife (PE) irá sediar o workshop da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP). O evento tem como objetivo aproximar os diferentes e mais importantes parques tecnológicos do continente para debater tecnologia da informação, inovação e economia criativa, além de formas de financiamento, incubação, aceleração e cooperação internacional.
Aberto ao público e com inscrições disponíveis online, a iniciativa da Divisão da América Latina da entidade terá nomes como os dos espanhóis Josep Piqué e Luis Sanz, presidente mundial e diretor geral da IASP, respectivamente, do norte-americano Paul Krutko, vice-presidente da associação, e de José Aranha, presidente nacional da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), além de representantes da Finep, de grandes companhias como Unilever e Wayra e de parques da América Latina.
A programação contará com mesas-redondas, conferências e palestras, além de espaços e momentos para facilitar networking. Entre os participantes dos painéis e conferências estão membros do governo, academia e parques tecnológicos, além de investidores e startups.
O atual presidente da IASP para a América Latina e também presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, explica que os parques tecnológicos podem ser grandes vetores de desenvolvimento, como no caso do Porto Digital no Recife. “Com o workshop da IASP, queremos mostrar que esse crescimento está ligado a diversas temáticas importantes, como o papel de cidades empreendedoras e inovadoras, startups como fenômenos locais de alcance global, além de experiências internacionais”, comenta
O Workshop tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicação, Governo do Estado de Pernambuco e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).