Em um evento realizado em São Paulo na quinta-feira (5) com a presença de mais de 200 executivos, foi lançado o Torq, empresa que desenvolve soluções inovadoras e disruptivas para companhias que fornecem e que utilizam serviços financeiros. A iniciativa conta com o apoio de gigantes como Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud. Seus projetos serão desenvolvidos para e em colaboração com instituições financeiras, empresas de tecnologia, fintechs e universidades.
De acordo com o CEO do Torq e co-fundador do FintechLab, Fábio Gonsalez, a proposta da nova empresa é conectar corporações para efetivar a geração de negócios. “A intenção é fazer com que os projetos de transformação digital saiam cada vez mais do plano estratégico e cheguem ao mercado, mais rápido e com mais consistência”, conta Gonsalez. “Traremos fintechs para compor as soluções, com novos modelos de negócio, dando a elas acesso mais rápido às empresas com potencial para alavancar suas soluções”, acrescenta.
O co-fundador do FintechLab, Marcelo Bradaschia, comenta que a chegada do Torq agrega ao ecossistema fintech brasileiro uma iniciativa com características inéditas que vem ao encontro da demanda do setor. “Trata-se da primeira plataforma colaborativa independente de instituições financeiras, o que a torna aberta a parcerias e relacionamentos completamente desconectados dos interesses dos grandes conglomerados. Além disso, a proposta de trabalho é totalmente focada em projetos, o que é fundamental neste momento no qual as empresas já superaram a fase das considerações conceituais e agora querem desenvolver experiências práticas com as novas tecnologias e modelos de negócios disruptivos”, diz.
O Diretor Presidente da Senior Solution, que é sócia majoritária do Torq, Bernardo Gomes, afirma que a instituição trabalhará na criação de produtos e serviços complementares aos oferecidos pela Senior com o objetivo de concretizar os projetos de inovação de clientes e instituições financeiras.
Segundo Fabio Andreotti, head do Google Cloud na América Latina, a companhia estará presente no Torq com a oferta de mentoria técnica, disponibilização de seus produtos, além de impulso aos negócios. “Tivemos uma experiência com um grande banco, na qual levamos vários parceiros nossos para apresentarem suas soluções. Essa é parte da parceria que queremos ter”, afirmou.
O Torq nasce com mais de 10 parceiros e com capacidade para desenvolver os projetos em sua integralidade – do entendimento do problema até a produção – passando por desenhos de modelos de negócio, prototipação rápida, UX design, desenvolvimento de interfaces e “back office”, ou seja, desde a análise de viabilidade até o MVP. “Buscamos competências complementares em tecnologia de ponta nos nossos parceiros”, destaca Gonsalez. Composto por laboratórios, curadoria e gateway de APIs, capacidade de realização de projetos e comunidade, o Torq está pronto para capacitar pessoas, conectar empresas com o ecossistema de fintechs e startups, fazer protótipos rápidos e desenvolver soluções com tecnologia de ponta.