Vagas de emprego em fintechs crescem mais que em bancos no Reino Unido

Nos últimos 12 meses as oportunidades de trabalho em fintechs cresceram num ritmo de 9% ao mês no Reino Unido. No mesmo período, os bancos registraram um movimento na direção contrária com o número de vagas reduzindo a uma velocidade de 3% ao mês.  Estas são as principais constatações de um estudo feito pela plataforma de procura de emprego Joblift.

O trabalho teve como objetivo avaliar de que forma o setor financeiro tradicional está sendo afetado pelas startups financeiras levando em conta que no dia 22 de março o governo britânico lançou a Estratégia Setorial de Fintech (FSS), um programa projetado para ajudar o setor a crescer em face do Brexit. Além disso, o sistema bancário tem que lidar com a saída do país da União Europeia em termos de sua forte posição financeira mundial.

A Jobflit detectou 38.926 vagas associadas a fintechs anunciadas no Reino Unido nos últimos 12 meses. O montante ainda é quase três vezes menor que os 101.700 postos de trabalho registrados no setor bancário tradicional no mesmo período. Apesar disso, o aumento de 9% ao mês nas vagas em fintechs é bastante significativo quando comparado ao que aconteceu no mercado de trabalho do Reino Unido como um todo que aumentou somente 2% em média mensalmente no mesmo período.

O intervalo de tempo necessário para o preenchimento das vagas em fintechs também foi bem menor. Enquanto as contratações em empresas deste tipo foram feitas em 33 dias, os trabalhadores de bancos foram contratados em oito dias a mais.

Os desenvolvedores representaram 25% de todas as vagas em fintechs nos últimos 12 meses, com os analistas (financeiros e de dados) respondendo por 4% e os gerentes de desenvolvimento de negócios completando os três primeiros lugares no tipo de vagas anunciadas com 2%. Gerentes de produto (2%) e gerentes de marketing (1%) terminaram entre os cinco primeiros.

Das 15.597 oportunidades que declararam um salário em sua descrição de cargo, o salário médio de fintech era de £ 45.130, comparado a um salário médio de £ 36.593 na operação bancária tradicional (das 53.994 vagas que declararam um salário). Além disso, 41% dos empregos em fintech com dados salariais anunciavam um salário acima de £ 50.000, comparado a apenas 20% dos empregos bancários tradicionais.