Bancos perdem comparação com fintechs por não conseguirem abrir conta totalmente online

Apesar de oferecerem a possibilidade de abertura de conta digital, Banco do Brasil, Itaú e Santander não conseguiram concluir este processo de forma totalmente online em uma pesquisa realizada pelo JP Morgan. Com isso eles foram avaliados como prestando um atendimento inferior ao oferecido pelas fintechs no que se refere a este tipo de produto.

O trabalho avaliou o desempenho de abertura de conta-corrente por meio digital em dez instituições financeiras brasileiras. De um lado estavam os bancos tradicionais citados e de outro fintechs como Agibank, BTG Digital, Inter, Neon, Nubank, Original e Next, controlado pelo Bradesco.

De acordo com reportagem do jornal Correio Braziliense, nenhum dos três bancos tradicionais conseguiu oferecer ao potencial cliente uma experiência completamente on-line no teste para a abertura de conta.

O Itaú e o Santander exigiram a presença do analista nas agências duas vezes. No caso do Banco do Brasil, apesar de o desempenho ter sido melhor, houve um problema no reconhecimento da selfie pelo aplicativo e a solução só foi possível recorrendo também à presença física do analista em uma agência.

Enquanto isso, entre as fintechs mais bem avaliadas pelo teste do J.P. Morgan estão Inter, Neon e Original. Segundo o relatório, o tempo para registrar o pedido de abertura de conta variou de 5 a 15 minutos e a aprovação levou menos de 3 dias.

O Inter foi apontado como a instituição com mais produtos de crédito. Já o Neon foi classificado com o mais “jovem” e como aquele que tem o tempo mais curto para o registro.