MPEs são maioria na carteira de clientes de 40% das fintechs

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) revelou que as micro e pequenas empresas, definidas desta forma por serem negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, formam a maior parte da carteira de clientes de 40% das fintechs do país.

De acordo com matéria publicada no portal de notícias do próprio Sebrae, o estudo foi feito em julho deste ano junto a 189 representantes de empresas do segmento e revelou também que apenas 10% das fintechs não atende pessoas jurídicas enquanto 84,1% delas demonstraram interesse em desenvolver produtos e serviços específicos às necessidades das micro e pequenas empresas.

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, explicou que os empresários de micro e pequenas empresas enfrentam dificuldades cotidianas, como a necessidade de garantias para acesso a crédito nas instituições financeiras tradicionais. De acordo com ela, por isso é muito bom verificar que as fintechs são uma alternativa para os pequenos negócios e estão com atuação direcionada a atender essa enorme demanda represada. “Queremos aproximar essas startups do cotidiano dos pequenos negócios”, afirmou.

O trabalho revelou também que menos de 15% das startups financeiras trabalham exclusivamente com o consumidor (B2C). Outros 36,2% operam apenas com empresas (B2B) e quase a metade delas (49,5%) trabalha tanto com B2C quanto B2B.

Além disso, 40% das entrevistadas entende que a troca de informações com o Sebrae poderá ampliar o acesso aos clientes MPE e outras 40% visam um acesso mais qualificado a esses clientes.