Fintech ZenFinance aposta em modelo de crédito white label para marketplaces

A fintech Zen Finance traz para o ecossistema brasileiro um modelo de concessão de crédito desenvolvido para possibilitar que marketplaces ofereçam soluções de crédito a seus clientes com taxas menores de juros e menos burocracia. O pacote inclui análise de risco, funding, atendimento e cobrança num formato white label, no qual a marca que aparece ao tomador do crédito é do marketplace parceiro. Entre as marcas que já aderiram ao sistema destacam-se por exemplo Dafiti e Auto Avaliar.

A startup foi fundada por Jorge Vargas Neto, ex-ceo e fundador da Biva, primeira fintech de p2p lending no Brasil, vendida à Pagseguro no âmbito de seu IPO histórico de US$2,7bi.

O produto é o primeiro lançamento da Zen, fintech de impacto social positivo, que tem como objetivo melhorar a relação de pessoas e empresas com o dinheiro, por meio de soluções tecnológicas eficazes, simples e acessíveis.

Já em seu primeiro ano de funcionamento, a fintech firmou parceria com uma gestora independente para um programa de captação de até R$ 1 bilhão para concessão de crédito. “Temos o propósito de mudar o mercado de crédito no Brasil, oferecendo soluções financeiras nas quais todos envolvidos ganham e não apenas um único lado. Queremos que nossos serviços impactem positivamente a sociedade, por meio do uso de tecnologia, educação financeira e comunicação”, afirma Jorge Vargas Neto, CEO da Zen.

A Zen Finance aplica algoritmos de créditos e machine learning a informações do próprio marketplace, como histórico de vendas e faturamento, e as enriquece com mais de 200 pontos de dados não convencionais, como comportamento dos vendedores em redes sociais e satisfação do cliente.

Por utilizar uma variedade ampla de dados, as ferramentas criadas pela Zen conseguem identificar de forma mais precisa, o comportamento do tomador de crédito, reduzindo o risco de inadimplência, além de prevenir fraudes.

Depois da análise dos vendedores, é feita uma campanha, em parceria com o marketplace, para oferta de crédito personalizado.

O empréstimo poderá ser pago em até 12 meses, e as taxas são cerca de 40% menores do que as oferecidas por instituições tradicionais.