Fiesp diz que crescimento da procura pelas fintechs é exponencial

Ao fazer a abertura do seminário “Fintechs – Novas soluções financeiras para seu negócio” na terça-feira (21), o diretor titular do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Sylvio Gomide declarou que crescimento da procura pelas startups financeiras é exponencial.

Ele destacou como razão para este desempenho o fato de que as fintechs operam com custos menores, o que permite a elas reduzirem as taxas cobradas aos empresários. “O índice de satisfação é alto, precisamos apresentar essas possibilidades ao mercado”, explicou.

Na ocasião Gomide apresentou a pesquisa Fintechs: alternativas aos bancos tradicionais, elaborada pela federação com a participação de 400 indústrias no estado. De acordo com matéria publicada pela Agência Indusnet Fiesp, o estudo concluiu que apesar do grande interesse, as fintechs ainda são pouco conhecidas pelas empresas: 54,8% nunca tinham ouvido falar do assunto.

Mas na opinião de Gomide, há espaço para crescimento. “A principal motivação das empresas que nunca buscaram crédito ou utilizaram outros serviços financeiros fora do sistema bancário tradicional é a falta de conhecimento, caso de 42,4% dos entrevistados”, explicou.

Entre os motivos para acreditar na expansão dessas instituições no Brasil está o fato de que 78% das fintechs nacionais têm serviços financeiros para oferecer às empresas. Já a principal área apontada pelas empresas da pesquisa da Fiesp como atendimento deficiente pelos bancos tradicionais é a de crédito para capital de giro (56,1%).

“Cerca de 28,5% das empresas já buscaram crédito em instituições financeiras outras que não os bancos tradicionais”, disse Gomide.

A motivação para fugir dos gigantes do mercado financeiro é a facilidade na contratação para 53% dos empreendedores, seguida pela agilidade no retorno da operação (50,4%) e pelas melhores taxas/tarifas (48,7%).

Segundo Gomide, 20,5% das empresas já usaram serviços financeiros fora do sistema tradicional.  “Dessas, 76,5% avaliam a experiência como boa ou excelente”, explicou.

Nessa linha, as melhores tarifas (51,5%) e a facilidade na contratação (41,7%) também motivariam quem nunca procurou uma fintech a dar uma chance a essas instituições.