A Visa, empresa global de tecnologia de pagamentos, acaba de escolher mais nove startups a serem aceleradas em 2018. Um grupo de 16 empresas pré-selecionadas apresentou suas soluções no início da semana a uma bancada formada por executivos da Visa e de investidores do mercado. Todas as finalistas tiveram três minutos para apresentar o objetivo, a viabilidade e a perspectiva de crescimento de seu negócio. Deste total, foram escolhidas as nove que participarão do Programa de Aceleração nos próximos meses. Elas entram para a categoria ‘Start’ – startups que ainda estão em estágio embrionário.
São elas:
- Confere – Plataforma para controle e conciliação de cartão de crédito, ideal para pequenas e médias empresas. Integra dados e confere com o banco se todas as vendas foram pagas, com as devidas taxas e descontos.
- Contraktor – Faz gestão de contratos integrando os setores de vendas, jurídico e suprimentos das empresas. Utiliza ferramentas como assinatura digital na nuvem, autopreenchimento de documentos e alertas de vencimentos.
- CosmoBots – É uma solução automatizada para a área de relacionamento com o cliente. Na plataforma, é possível criar e gerir chatbots por meio de Inteligência Artificial. Toda conversa com o consumidor é salva na nuvem.
- Dod – Mede em tempo real o fluxo e o comportamento dos clientes dentro das lojas, inclusive com reconhecimento facial. Depois, gera dados para interpretar a jornada do consumidor e aprimorar os negócios.
- Liza – Ferramenta de gestão comercial que acessa um cadastro global de empresas, dando agilidade para as companhias se relacionarem entre si. Dispensa o preenchimento de longos cadastros, facilitando a conexão entre bancos, fornecedores e clientes, por exemplo.
- Murabei – Plataforma de data science as a service para ser utilizada como ferramenta de tomada de decisão. Constrói simuladores customizados baseados em modelos estatísticos personalizados.
- Portfy – Marketplace de portabilidade de crédito. Faz leilão reverso em busca de alternativas para reduzir os custos das dívidas, conectando o consumidor a um novo banco que ofereça melhores taxas.
- Postmetria – Plataforma multicanal que monitora e interpreta conteúdos na internet e redes sociais, como posts, avaliações, reclamações etc. Identifica as reações e o grau de satisfação do consumidor sem a necessidade que ele preencha questionários.
- Umani – Solução para seguro de viagem em que o usuário tem acesso ao crédito de forma rápida, em caso de emergência. O valor do seguro pode ser utilizado por meio de um cartão, diferentemente das modalidades de seguro atuais, em que o viajante precisa pedir reembolso das despesas.
No mês passado outras cinco empresas já haviam sido selecionadas para a categoria Growth – daquelas startups que já operam com escala, faturam e têm base de clientes. Elas se unem ao grupo de 14 empresas que passou pela encubação no primeiro semestre de 2018. Todas de áreas estratégicas como Transações, Pagamentos, Gestão Financeira, Ponto de Venda, Big Data, IoT, Automação Comercial, Gestão de Vendas, Empréstimos, Investimentos, Financiamentos, Seguros, Bitcoin, Blockchain, Crédito, Big Data e Machine Learning.
O Programa de Aceleração da Visa teve início em 2017. As participantes do programa podem ter dois perfis distintos: Growth e Start. São escolhidas startups ainda em estágio embrionário (classificadas como “Start”); e aquelas que estão estabelecidas no mercado (batizadas de “Growth”). Desde abril, parte destes empreendedores já passou por um processo de imersão, bootcamp e elaboração de estratégias. São quatro meses de aceleração e de incubação. As startups vivem uma rotina intensa de mentoria, num espaço de coworking em São Paulo. E as da categoria Growth completam o programa nos Estados Unidos, no GSVlabs – maior aceleradora do Vale do Silício.