Tendo como principal fonte o volume de empresas que se inscreveram para participar do Innovation Awards Latam 2018, a Cantarino Brasileiro desenvolveu o Innovation Ranking LATAM, índice que aponta as 100 startups mais inovadoras da América Latina. O Brasil foi o país que mais contribuiu com o indicador, sendo a nação sede de 44 iniciativas.
Para chegar a esta relação, a empresa criadora do indicador contou com mais de 60 jurados de 13 países, os mesmos que avaliaram o Innovation Awards Latam 2018. A competição recebeu 326 inscrições tanto de startups que participaram da disputa como de empresas que se inscreveram somente para conquistar uma posição no ranking.
Deste modo, a lista pode não coincidir com os vencedores do Awards. “Os critérios de avaliação para o ranking foram complementares aos da competição e pediam dados como modelo de receita, problema que o negócio se propõe a resolver e inovação,” informa o CEO da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino.
Além disso, todas as notas dadas pelo júri foram ponderadas estatisticamente, uma vez que nem todos os cases foram avaliados pelos mesmos jurados, o que poderia impactar no resultado – caso um jurado fosse mais rigoroso que outro, por exemplo. De acordo com o estatístico responsável pelo tratamento desses dados, Luís Otavio Benguigui, o desafio foi não deixar que essa variação de avaliações influenciasse no resultado. “Normalizei as avaliações dos jurados com alguns tratamentos estatísticos das notas, tanto para o ranking como para a competição,” explica.
A lista completa com os nomes das 100 empresas está disponível no blog da Cantarino Brasileiro.