Circulou na imprensa internacional ontem (08) a informação de que a gigante chinesa Tencent teria fechado um acordo para investir cerca de US$ 200 milhões no Nubank. Com a transação, a startup brasileira passa a ser avaliada em cerca de US $ 4 bilhões se consolidando com um dos projetos mais bem-sucedidos do ecossistema fintech da América Latina.
Segundo uma matéria publicada pelo portal The Informacion, a participação da Tencent na administração do Nubank a partir desta operação seria de 5%. Na avaliação dos autores do artigo, Wayne Ma e Juro Osawa, a companhia chinesa poderia compartilhar sua tecnologia com o Nubank para ajudar a empresa brasileira a crescer. Além disso, o acordo permitiria aos asiáticos uma base para descobrir outras possíveis startups na América Latina.
Eles lembram que na China, o aplicativo de mensagens WeChat, da Tencent, é praticamente onipresente e está equipado com seu próprio sistema de pagamento móvel, o WeChat Pay, que permite que os usuários paguem pelas compras online e em lojas físicas.
A parceria com o Nubank é o primeiro investimento da Tencent no Brasil. Em março, os fundos de investimento DST Global e Sequoia Capital haviam liderado uma rodada de investimento de US$ 150 milhões no Nubank. Antes do investimento da Tencent, o Nubank havia levantado quase US $ 330 milhões em seis rodadas de captação de recursos.