O Banco Original anunciou ontem (21) ter escolhido a FICO, empresa especializada em análise preditiva e ciência de dados, sediada no Vale do Silício, como parceira estratégica para lançar sua plataforma digital. Segundo comunicado enviado à imprensa pela empresa americana, a instituição financeira brasileira adquiriu o FICO® Origination Manager e o FICO® Application Fraud Manager para gerenciar operações de crédito e reforçar a prevenção de fraudes.
O texto afirma que o banco visa criar um processo de originação seguro e simplificado para reduzir a burocracia e, ao mesmo tempo, manter a segurança. “Nosso contato com o cliente é 100% digital”, disse Alexandre Pinelli, superintendente de TI do Banco Original. “Precisamos de soluções e tecnologias que nos permitam avaliar o perfil de um cliente em nosso processo digital, para que possamos tomar as decisões certas o mais rápido possível”.
Ao originar uma conta, os sistemas do Banco Original capturam todas as informações enviadas pelos clientes, bem como dados externos e informações passadas por agências de crédito. Toda esta informação é processada pelos motores de decisão da FICO em tempo real.
O executivo explicou que a escolha da FICO foi uma decisão cuidadosamente tomada pelo banco que realizou provas de conceito e testes piloto, avaliando vários fornecedores ao longo de cinco meses. “Durante todo o estágio de implantação, a FICO demonstrou um alto nível de especialização. Eles eram muito flexíveis e se adaptavam perfeitamente ao nosso horário enxuto e às mudanças no escopo, no tempo e no desempenho. A FICO provou ser um verdadeiro parceiro estratégico”, disse Pinelli.
Os resultados incluem operações eficientes e rápidas e uma taxa de fraude muito baixa, bem como opções de concessão de crédito que atendem tanto ao escopo do banco quanto aos perfis dos clientes.
Os próximos passos do banco em tecnologia visam melhorar os processos usando inteligência artificial, redes neurais e aprendizado de máquina, entre outras tecnologias.
O gerente nacional da FICO no Brasil, Ricardo Cheida de Oliveira, disse que a companhia tem muito orgulho de participar ativamente dessa operação digital, desde o conceito até a implantação e as operações diárias. “Este é um modelo excepcional de banco digital para o setor em nível global”, comentou.
De acordo com a nota, após ter sido lançado em 2016, o Banco Original já atraiu mais de 600 mil clientes e possui patrimônio líquido de R $ 2,2 bilhões, com ativos de R $ 8,8 bilhões e carteira de crédito de R $ 5 bilhões.