Após ter alcançado, em 2018, o primeiro lugar no quesito de crescimento de receita bruta no exterior, com a alta de 413%, segundo o Ranking de Internacionalização das Empresas Brasileiras, da Fundação Dom Cabral (FDC), a fintech Zetra foi um dos principais destaques do evento promovido na semana passada, em Belo Horizonte, pelo escritório Manucci Advogados, que teve como objetivo discutir e apresentar orientações sobre como as empresas brasileiras podem fazer negócios na Europa.
Além da liderança no critério de aumento dos lucros, a startup financeira também ficou na 36ª posição entre as companhias locais que fizeram investimentos no exterior segundo o estudo da FDC. A empresa atua na Europa desde 2016, em países como Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido, por meio da spin-off SalaryFits. Ela opera com uma plataforma de crédito com desconto em folha de pagamento, conceito já muito difundido no Brasil, que já alcançou também outras nações como Índia e México.
“Temos orgulho de dizer que nossa plataforma se tornou líder no Brasil na gestão de consignados e um importante ator da economia nacional, pois contribui para a oferta de melhores condições de acesso ao crédito de forma sustentável aos colaboradores de empresas. E, pela robustez da nossa tecnologia, vislumbramos oportunidades reais no mercado exterior. Nossa spin off internacional vai alcançar escala significativa e viabilizar a oferta de produtos mais justos e inclusivos a milhões de famílias”, destaca o fundador da Zetra e chairman da SalaryFits, Renato Araujo.
Recentemente, a SalaryFits fechou parceria com a Edenred em Portugal, maior empresa de benefícios daquele país. Juntas, as duas empresas criaram a plataforma Easyfin, para explorar as sinergias entre o mercado de fintechs e o de benefícios, interligando colaboradores, empresas e fornecedores num único ambiente. Foram investidos R$ 4 milhões para o lançamento da plataforma no mercado.
O EasyFin se inspirou no euConsigoMais, plataforma da Zetra já disponível no Brasil, e que conecta colaboradores e empresas a fornecedores de benefícios em um único ambiente virtual com o objetivo de promover o bem-estar financeiro no trabalho. Com o Easyfin, colaboradores têm acesso a uma “vitrine virtual” com vários produtos, como empréstimos, investimentos e seguros. Em Portugal, o crédito com desconto em folha é oferecido em parceria com o banco BNI.
Dias antes da apresentação em Minas Gerais, o gerente de Comunicação e Marketing da Zetra, Fábio Augusto, também participou e contou a história de sucesso internacional da empresa na edição paulista do evento0. “A internacionalização é uma oportunidade não só para diversificar a carteira e as receitas, mas também uma forma de inovar o produto ou serviço com base em tendências do mercado externo. Além disso, trata-se de um grande desafio para os empresários, pois é preciso estudar minuciosamente aspectos como hábitos culturais e legais de cada país, como registro e a comunicação da marca, por exemplo”, afirmou Augusto.