Mercado global de fintech deve atingir US$ 305,7 bilhões até 2023

Com um crescimento médio anual de 22,17% nos próximos cinco anos, o mercado anual de fintech deve chegar a 2023 movimentando cerca de US$ 305,7 bilhões. Esta é a previsão da fornecedora de pesquisas de mercado ResearchAndMarkets.com.  A empresa anunciou na quarta-feira (10) o lançamento do relatório “Global Fintech Market (2018-2023), que aponta o Brasil e o México como protagonistas de uma lenta emersão da América Latina como uma das regiões proeminentes em termos de desenvolvimento de tecnologia financeira.

Os autores do estudo afirmam que o alto uso de dispositivos móveis e soluções baseadas em tecnologia está impulsionando a demanda por soluções financeiras e bancárias, que podem ser acessadas por meio de dispositivos pessoais.  “Estes são os principais impulsionadores do crescimento para o mercado de fintech global”, afirma o comunicado publicado no portal PR NewsWire.

O texto diz que os diversos serviços prestados no setor de tecnologia financeira são: controle financeiro, pagamento / faturamento, insurtech, transferência / remessa de dinheiro, hipoteca / imóveis e outros (empréstimos, mercado de capitais, gestão de patrimônio).

Entre esses segmentos, espera-se que as soluções de serviços de pagamento registrem um grande crescimento no mercado global, levando a uma geração de receita de US $ 207,11 bilhões até 2023.

Esse crescimento pode ser atribuído aos cartões sem contato e ao surgimento de fintechs com foco no varejo que buscam expandir o uso dessa funcionalidade levando-a para todos os cantos do comércio.

O documento afirma que a popularidade de aplicativos de pagamento como GoUrl, Cayan, Stripe e Amazon Pay entre clientes e varejistas impulsionará ainda mais o mercado.

O trabalho aponta como principais tecnologias envolvidas no setor de tecnologia financeira a inteligência artificial (IA), blockchain, criptografia, biometria e gerenciamento de identidade, segurança cibernética e automação de processos robóticos (RPA).

“Um crescimento significativo será testemunhado em áreas de IA e blockchain, atraindo grandes investimentos durante o período de previsão, 2018-2023. Interfaces AI e chatbots redefinirão principalmente o atendimento ao cliente, e sua crescente popularidade permitirá que o mercado de fintech orientado a IA se expanda em um ritmo de 21,72% ao ano, seguido por empresas de fintech baseadas em blockchain”.

A América do Norte é o principal contribuinte para o mercado global de fintech e deve atingir 80,85 bilhões de dólares até 2023. No entanto, o ritmo de crescimento na região da Ásia-Pacífico (APAC) deve ser o mais alto, chegando a 43,34% ao ano durante os cinco anos do estudo.