O BID Invest, membro do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), anunciou no final da semana passada ter concedido um empréstimo de R$ 100 milhões à Omni S.A. Crédito, Financiamento e Investimentos. Um dos objetivos da iniciativa é incrementar a atuação da fintech Avante junto a microempreendedores informais e de baixa renda na região Nordeste.
A plataforma Avante combina serviços tradicionais de microcrédito com uma metodologia de análise de crédito baseada em inteligência artificial. Ela registra mais de 30 mil microempreendedores em 1100 cidades do Brasil e incorpora mais de mil novos clientes por dia.
De acordo com comunicado emitido pelo próprio BID, com o novo recurso, a Omni que atua por meio de pontos de vendas móveis da Avante, pretende ampliar a oferta de crédito às populações de menor renda incluindo caminhoneiros e imigrantes.
Os empréstimos a caminhoneiros são direcionados a motoristas autônomos. Esse segmento abrange aproximadamente 40% dos caminhões que circulam no Brasil. Os recursos da operação permitirão à Omni se manter como um dos principais financiadores de veículos pesados no mercado secundário, fundamental para o crescimento desse segmento. Essa modalidade também tem foco em questões socioambientais e, para isso, será complementada por serviços de consultoria do BID Invest que apoiará a Omni na criação de produtos para que seus clientes caminhoneiros possam reduzir as emissões de carbono associadas às práticas de eficiência e sustentabilidade.
Com relação ao suporte aos imigrantes, os recursos também serão destinados para o financiamento de microempresas de refugiados e imigrantes legalizados no Brasil, sobretudo os procedentes do Haiti, Senegal, Bolívia e Venezuela. A Omni lançou recentemente um projeto para oferecer seus serviços a esse grupo de clientes, excluídos do sistema financeiro. O objetivo é apoiar o crescimento dessa iniciativa, que tem potencial para promover a integração e o desenvolvimento dessas populações desfavorecidas