Fintechs de crédito ganham selo para assegurar utilização das melhores práticas

Com o objetivo de estimular a utilização das boas práticas no segmento, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) lançou o Selo ABCD. A certificação tem como foco as fintechs associadas à entidade que estão comprometidas com seu Código de Ética e Autorregulamentação.

Em comunicado enviado à imprensa, o presidente da ABCD, Rafael Pereira afirma que desde o início de 2016, ano de fundação da ABCD, fazia parte do plano da Associação além de lutar pelo desenvolvimento do mercado de crédito online no Brasil, prezar por uma relação saudável e de qualidade entre os envolvidos. “Para isso, alguns princípios não poderiam faltar, motivo pelo qual foram todos contemplados no nosso Código”, diz.

A máxima transparência é um dos pontos principais do código, já que as fintechs lidam diariamente com dados pessoais, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. A legislação autoriza o uso de determinadas informações financeiras e disciplina como essa utilização deve ocorrer. Assim, além de respeitar a lei, é fundamental que o setor garanta o amplo acesso à informação, que deve ser de fácil entendimento a qualquer cliente das suas plataformas.

Em matéria publicada pelo portal SEGS, Pereira fala sobre a discussão iniciada nos últimos meses a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que também é levada em conta pelo documento. “Nosso Código estabelece que os clientes devem informar seus dados cadastrais de forma voluntária, e que as associadas têm a obrigação de garantir a privacidade e a segurança durante a navegação em suas plataformas”, detalha. A capacidade de pagamento dos clientes que desejam contratar crédito também é analisada pelo texto.