Insurtechs têm competição global de soluções voltadas para desastres naturais

O InsureTech Connect (ITC), maior congresso de tecnologia de seguros do mundo, terá como uma de suas principais atrações na edição deste ano o “Resiliency Innovation Challenge”, competição destinada a startups que trabalham em soluções para as preocupações voltadas aos desastres naturais. Promovido em parceria com o Insurance Information Institute (III), a programação acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no MGM Grand Hotel, em Las Vegas (EUA), mas os interessados em participar do torneio devem se apressar pois o prazo de inscrições será encerrado na sexta-feira (26).

De acordo com reportagem publicada pelo portal CQCS.com.br, os desastres naturais têm ocorrido com maior frequência e causado mais danos do que nunca. Um estudo recente avalia que a perda média nesta década, já ajustada pela inflação, foi 660% maior do que a registrada nos anos 80.

Segundo a publicação, o recorde em perdas seguradas aconteceu em 2017, quando foram gastos US$ 90 bilhões. No ano seguinte houve uma redução, mas ainda assim ficou em nada menos do que US$ 80 bilhões, montante suficiente para se tornar o quarto ano mais caro da história em perdas seguradas.

A insurtech vencedora do “Resiliency Innovation Challenge” será aquela que demonstrar ter desenvolvido a solução de resiliência mais inovadora e prática relacionada a esse segmento. O processo de classificação estabelece o mês de agosto para o anúncio dos semifinalistas e, em setembro, o público votará nos finalistas. Durante o ITC, as três insurtechs escolhidas serão apresentadas perante um júri ao vivo, que apontará o vencedor.

Para participar, a insurtech deve ter menos de cinco anos e menos de 100 funcionários.