A fintech Magnetis, gestora digital de investimentos, está lançando uma ferramenta de planejamento de objetivos financeiros. A nova funcionalidade, batizada de “Meu Objetivo” permite que o cliente defina uma meta e estabeleça o prazo em que pretende atingi-la.
A partir desses dados, o sistema calcula o valor de aplicação mensal sugerido e informa se atingir o objetivo será confortável ou desafiador. O cálculo se baseia na carteira de investimentos específica que o cliente tem com a Magnetis. A fintech tem diferentes tipos de carteiras, que atendem cinco perfis de investidor, desde o mais conservador até o mais arrojado.
A startup afirma que as diferenças entre uma Carteira Magnetis e outra são os percentuais de alocação em cada tipo de investimento. Desta forma, o prazo do objetivo do cliente é fundamental para definição do perfil de risco do investidor.
Também é possível planejar a partir do valor que o investidor deseja receber mensalmente no futuro, caso o plano seja viver de renda ou poupar para a aposentadoria. O sistema faz os cálculos com base na rentabilidade real esperada, já considerando a inflação. A novidade será disponibilizada aos poucos para os clientes, primeiro no app e logo depois na versão web.
Além do planejador de objetivos, a Magnetis lançou também um boletim eletrônico chamado Expresso NYC. A ideia é apresentar a cada mês um bate papo com o especialista em investimentos Daniel Jannuzzi, baseado em Nova York, sobre o cenário econômico nacional e internacional.
Daniel é economista, especialista em investimentos, planejador financeiro CFP® e consultor da Magnetis. Nos episódios, ele comenta como os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo podem afetar os investimentos no Brasil ou de quem mora aqui e tem operações em outros países.
Os episódios estão disponíveis no perfil da Magnetis no Instagram: @magnetisinvestimentos, através do IGTV. O Expresso NYC é publicado toda última sexta-feira de cada mês e é possível interagir enviando comentários e perguntas.