Redpoint eventures coordena aporte de R$ 4,5 milhões na fintech Antecipa

A fintech Antecipa, que opera com antecipação de recebíveis, anunciou o recebimento de um aporte de R$ 4,5 milhões em uma transação liderada pelo fundo Redpoint eventures, instituição que tem no seu portfólio investimentos em startups financeiras como Creditas, Magnetis e Xerpa. Segundo reportagem publicada pelo portal da revista Exame, a transação contou também com a participação de investidores anjo.

A publicação informa que os recursos serão usados para acelerar o crescimento da empresa seja por meio do incremento da tecnologia ou do aumento no número de clientes.

De acordo com o veículo, a operação da Antecipa permite que as empresas utilizem seus próprios caixas para fazerem antecipações de recebíveis aos fornecedores. Para isso a startup desenvolveu um algoritmo de precificação que gerou aprovação de 98% dos pedidos.

Desta forma, os clientes da fintech só precisam recorrer às instituições financeiras caso não tenham caixa suficiente para realizar a própria operação.  A Antecipa faz a análise de risco de cada um dos fornecedores, define taxas de juros ideais e cuida de todo o suporte e cobrança do tomador de crédito.

A Exame explica que, por focar em grandes empresas que antecipam crédito para seus próprios fornecedores, a Antecipa facilita sua análise de risco de crédito.

A reportagem argumenta que ao assumirem a antecipação de recebíveis, as empresas obtêm uma rentabilidade que pode chegar a 300% do CDI. Já para os fornecedores, os juros médios mensais são de 50% do CDI (cerca de 2,9%). A Antecipa afirma que o modelo gera grande vantagem na comparação com os bancos para os dois lados da equação.