Compra de equipamentos cresce como motivo de empréstimos das MPEs em fintechs

Apesar da necessidade de capital de giro seguir na liderança absoluta entre os motivos para pequenos e microempreendedores procurarem as fintechs em busca de crédito, o setor começa a sentir uma mudança de motivação nas posições inferiores. De acordo com um levantamento feito pela BizCapital, startup de crédito especializada neste segmento, a compra de equipamentos foi a razão apontada em segundo lugar como objetivo das operações, superando a compra de estoque que até então ocupava este posto.

De acordo com a empresa, entre janeiro a outubro de 2019, houve um aumento dos pedidos de empréstimo na BizCapital de 127% em todo o Brasil, comparado ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa mostra que o Capital de Giro continua sendo o campeão dos motivos de solicitações de empréstimo com 35,2%. Compra de Equipamento, obteve 14,6% dos pedidos, seguida pela Compra de Estoque, com 13,5%.

O setor de varejo lidera o ranking com 24,4%, seguido de serviço de alojamento/alimentação, com 8,1%, e serviços administrativos com 4,9%.  Em nota, a BizCapital afirma considerar que a razão de o varejo liderar esse ranking seja a movimentação que tem se tornado cada dia mais aquecida do segmento.

O texto cita que segundo expectativa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão de elevação para as vendas do varejo nesse ano foi de 4,6% na comparação com o ano anterior.

“Acreditamos que o volume que identificamos retrata o potencial desse mercado, refletido no grande número de empreendedores da nossa base atuante no setor”, completa.