O Banco Votorantim, que recentemente adotou a marca Banco BV, anunciou no final da semana passada ter adquirido a fintech de empréstimos online Just, desenvolvida para atuar como unidade de empréstimos do Guiabolso. De acordo com reportagem publicada pela agência Reuters, a negociação foi conduzida pela BVx, unidade de negócios de inovação do banco BV e não teve os valores revelados.
Segundo a reportagem, a estratégia do BV ao adquirir a companhia se concentra em utilizar a plataforma para desenvolvimento e oferta de outros produtos digitais de crédito. A startup comprada já atuava como parceira do BV. Sua especialidade é a modalidade de crédito pessoal sem garantia usando, entre as ferramentas de análise, o cruzamento de informações de contas bancárias fornecidas pelos tomadores. O texto informa que desde seu surgimento em 2016, a plataforma teria sido responsável por 65 mil transações que somaram cerca de R$ 500 milhões em empréstimos.
Em entrevista à Reuters, o diretor de Estratégia Digital e Inovação do BV, Guilherme Horn explicou que a negociação reflete uma nova fase do crédito online no Brasil. O executivo argumenta que as fintechs nacionais começaram oferecendo crédito com base em dados alternativos, mas esse modelo teve resultados diferentes dos que aconteceram em outros mercados, como nos Estados Unidos.
De acordo com ele, gradualmente elas passaram a usar dados de cadastros positivos e, agora, isso deve ser integrado com dados tradicionais usados pelos bancos.
O BV é atualmente o quinto maior banco privado em número de ativos no Brasil e, com a aquisição do Just, acaba de realizar seu segundo movimento junto a fintechs. O primeiro aconteceu no mês de novembro, quando liderou um aporte de R$ 400 milhões junto com o General Atlantic no banco digital Neon.