A Tracxn, uma das maiores plataformas do mundo especializada no rastreio de startups, empresas privadas e setores inovadores emergentes, divulgou no início da semana o ‘Soonicorn Club of Brazil‘, uma lista com as fintechs brasileiras consideradas mais promissoras e que alcançaram marcos significativos de avaliação nos últimos anos.
Além do destaque destinado ao Nubank e à Ebanx, já apresentadas como detentoras de avaliações excedendo a marca de vários bilhões de dólares, a instituição revelou sua lista de Soonicorns nacionais, que são as companhias que se encontram altamente valorizadas ao ponto de gerarem a expectativa de que em breve serão unicórnios. Este grupo é composto por Creditas, Neon, Guiabolso, WEEl e Conta Azul.
O relatório traz ainda o grupo dos Minicorns, formado por empreendimentos que estão escalando para o crescimento acelerado. Nesta categoria foram citadas RecargaPay, Pitzi, Contabilizei, Orama, Warren, Zoop, Toro Investimentos, FinanZero, REBEL, idwall. Cora, Bidu, Gorila Invest, Pier, Vindi e Magnetis.
A Tracxn afirma que a lista final do Soonicorn Club é baseada em uma combinação de vários sinais publicamente disponíveis e análise detalhada da empresa pelas equipes internas especializadas no setor. As escolhas se baseiam em parâmetros como o tamanho do mercado, os aportes recebidos de investidores famosos, excelência em execução e perspectivas de crescimento futuro.
O documento diz ainda que o Brasil possui um próspero ecossistema de startups. A cidade de São Paulo é apresentada como o coração desse ambiente, seguida de outros importantes centros de inovação como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Brasília.