A fintech PRAVALER, que atua no segmento de soluções financeiras para educação, anunciou na semana passada o projeto PRAVALER 20, que permitirá às instituições de ensino superior oferecer a seus alunos a opção de pagar apenas 20% do valor das mensalidades de abril, maio e junho, sem incidência de juros em qualquer parcela do contrato. A medida tem como objetivo evitar a evasão de estudantes de faculdades particulares sob efeito da crise econômica causada pelo novo coronavírus.
Uma reportagem sobre o assunto publicada pelo portal SEGS informa que na prática, o custo mensal do curso para o aluno poderá cair de R$1.000 para R$200, por exemplo, com financiamento dos 80% restantes em até 15 meses.
“Momentos de crise exigem medidas emergenciais. Em uma semana, desenvolvemos nova modalidade de financiamento com o propósito de dar fôlego financeiro para que os alunos não interrompam os estudos”, afirma Rafael Baddini, sócio-diretor de estratégia de negócio do PRAVALER. O produto é válido para os estudantes que não têm contrato de financiamento vigente com a fintech.
A medida vem para apoiar as faculdades na retenção e evitar inadimplência. Na última semana, a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) sinalizou apreensão do setor com a evasão dos alunos, uma vez que mais de 41% dos estudantes afirmaram que devem ter dificuldades para arcar com as mensalidades a curto prazo e 20% apontaram a renda como principal fator para desistência do curso nos próximos meses.
Com 19 anos de atuação no mercado de educação, essa é a primeira vez que a fintech oferece uma modalidade sem juros combinada com uma parcela menor do que 50%. “Facilitar o acesso à educação também passa por dar ferramentas para o aluno conseguir, de fato, se formar. Nós queremos fazer com que os alunos persistam nos seus objetivos e possam postergar, com o financiamento, o pagamento quase total das mensalidades de abril, maio e junho”, explica Rafael Baddini. Atualmente, o carro-chefe da empresa é a modalidade de financiamento de 50% das mensalidades, também sem juros.
As faculdades que adotarem o financiamento emergencial farão a comunicação aos alunos da rede, esclarecendo critérios e orientando sobre os próximos passos. Desde 2006, o processo de contratação do financiamento do PRAVALER já é feito completamente online, facilitando ainda mais o processo para os estudantes e evitando que as pessoas precisem sair de casa para assinar o contrato em tempos de isolamento social.