A fintech de impacto social Polen está disponibilizando uma plataforma para auxiliar empresas a desenvolverem campanhas de arrecadação de doações a organizações não governamentais (ONGs) que estão atuando no combate à Covid-19. O objetivo da ação ‘Espalhe Solidariedade’ é engajar clientes e funcionários das corporações a doar qualquer valor a partir de R$ 5.
Segundo reportagem publicada pelo jornal Gazeta do Povo, para participar as empresas precisam apenas fazer um cadastro no sistema da Polen. A partir daí, cada empresa pode criar sua própria plataforma de arrecadação de recursos, criando um site com sua própria logomarca e identidade visual. As empresas que divulgam as campanhas não precisam pagar para se tornarem parte da rede. Ao todo, 39 empresas já participam da ação.
Em sua operação normal, a startup oferece um sistema de doações atrelado a compras online, por meio do qual os clientes de e-commerces parceiros podem acrescentar qualquer valor à sua compra. O valor extra é destinado às instituições apoiadas pela fintech. O catálogo da fintech reúne 300 instituições das mais diversas áreas de atuação, desde apoio a crianças carentes até instituições educacionais, além das que trabalham no combate ao Covid-19. Qualquer pessoa pode apoiar as causas com doações em forma de pagamentos via boleto ou cartão de crédito pelo site que reúne as iniciativas.
De acordo com a cofundadora e CEO da fintech, Renata Chemin, o objetivo da plataforma é facilitar as doações e ampliar o número de pessoas atingidas pela campanha. “Foi a maneira que encontramos de resolver [os impactos da crise], criando tecnologias para empresas apoiarem as causas de forma mais segura”, disse a CEO ao jornal.