O relatório Mobile Finance Apps 2020, lançado quarta-feira (15) pela Liftoff, em parceria com a App Annie, revelou que o Brasil registrou um aumento de 35% no uso de aplicativos financeiros. O estudo afirma que o país é a terceira nação com mais acessos a dispositivos deste tipo no mundo, ficando atrás somente da China e Índia.
Em uma reportagem sobre o assunto publicada no portal E-Commerce Brasil, a Liftoff informa que ao todo foram analisados dados de 117 apps nos 12 mercados mais importantes do mundo entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Foram 22 bilhões de impressões, 382 milhões de cliques e 7 milhões de instalações.
A pesquisa mostrou ainda que no mundo inteiro os consumidores acessaram aplicativos financeiros 1 trilhão de vezes em 2019, o dobro do número registrado em 2017.
Outros destaques do trabalho são os seguintes:
- O Nubank é o app financeiro com mais acessos no Brasil, seguido pelos apps do FGTS, PicPay, Caixa e Mercado Pago;
- Os apps de fintechs registraram crescimento de 20% na base de usuários ativos mensais, contra 15% dos apps de bancos tradicionais;
- A taxa de instalações de aplicativos financeiros que se converteram em registros chegou a 46,2%, enquanto a conversão de instalações em compras foi de 27,2%;
- O custo médio para adquirir uma instalação no Android é 76,9% menor em relação ao iOS. O custo para registro é 85,9% menor, e para compra a diferença é de 70%;
- Os usuários levam, em média, 14 minutos para fazer o registro no app após a instalação e 11h35 min para ativar o app.
- “É preciso criar um motivo para as pessoas voltarem a acessar o app, além de incentivá-las a compartilhar essa experiência com outras pessoas.”, segundo Amir Ghodrati, diretor de insights de mercado da App Annie.