O PayPal anunciou ontem (27) o lançamento do produto “Crédito para o seu Negócio”, cujo objetivo é oferecer uma opção 100% online e feita sob medida para Micro Empreendedores Individuais (MEIs) além Pequenas e Micro Empresas (PMEs) que já tenham contas com a empresa no Brasil.
A solução chega ao país por intermédio de uma parceria com a fintech Captalys. A empresa será responsável pelo fornecimento de toda a infraestrutura necessária para operacionalizar as transações por meio de sua plataforma de Credit-as-a-Service. Segundo nota enviada à imprensa, a solução proprietária tem inovado no segmento de crédito com a introdução de novos modelos de negócios que permitem a maior flexibilidade de produto e menor custo.
Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, Thiago Chueiri, este é um momento em que companhias como o PayPal precisam se posicionar ativamente, porque, quanto menor a empresa, maiores os riscos envolvidos em seu negócio que, muitas vezes, representa a renda necessária para manter a família do empreendedor ou da empreendedora.
Segundo ele, as altas taxas de juros, burocracia do processo e dificuldade em conseguir o valor necessário estão entre os itens que mais provocam receio na hora de um empresário buscar crédito no mercado. A constatação é baseada em uma pesquisa encomendada pelo próprio PayPal junto ao Opinion Box pouco antes do início do isolamento social e entrevistou, principalmente, donos de MEIs e PMEs.
Segundo o Sebrae, as PMEs representam 90% das empresas que vendem 100% online e 75% do e-commerce no País. Por outro lado, de acordo com dados da McKinsey, 53% delas não têm acesso a linhas de crédito. E 82% das que tentam contratar crédito não conseguem.
O PayPal afirma que a parceria com a Captalys vai ao encontro de sua política global de democratização dos serviços financeiros e preocupação com a saúde financeira de seus clientes. Além disso, representa o compromisso da companhia em oferecer soluções cada vez mais completas aos usuários de sua plataforma.