Uma pesquisa divulgada no final de maio pela fintech de benefícios Vee revelou a dimensão das mudanças de hábitos de consumo de trabalhadores durante o período da quarentena imposta pela pandemia. O levantamento feito junto a 2 mil funcionários de 110 empresas mostrou uma diminuição acentuada no uso de vale-refeição com um aumento significativo na direção dos gastos com atividades culturais, como a leitura e o streaming, por exemplo.
Uma reportagem publicada sobre o assunto pelo portal da Revista PEGN, afirma que os gastos com atividades culturais, que representavam 6,2% da utilização total dos benefícios antes da pandemia saltaram para 25,9%, com destaque para o streaming, que passou de 64,8% para 82,3% dos gastos.
O levantamento também apontou crescimento na compra de livros, que saiu de 12,3% para 17%. Em contrapartida a utilização dos recursos para o cinema registrou uma queda de 20,8% para 0%, enquanto o gasto com outras atividades, como teatro, passou de 2,1% para 0,7%.
No que se refere à alimentação a fintech detectou grandes variações. Um dos exemplos é o segmento de delivery. Se antes da chegada do Covid-19 cada usuário realizava, em média, dois pedidos por mês, essa média evoluiu para dois pedidos por semana no período de isolamento.
Já o uso do vale-refeição, mais relacionado aos gastos em restaurantes, caiu de 57,2% para 15,78% enquanto o vale-alimentação, aceito em supermercados, passou de 20,2% para 36,7%. A fintech também registrou um aumento na busca pelo seu serviço, com um crescimento de 33% o número de clientes e de 77% no volume total de pagamentos.