O Banco Central apresentou ontem (17) a lista de instituições que solicitaram adesão e estão preparando e testando seus sistemas para oferecer o PIX a seus clientes. Ao todo, 980 empresas financeiras e de pagamento estão participando da etapa de homologação e segundo nota enviada à imprensa o grupo de inscritos é composto por bancos, cooperativas e fintechs.
O prazo para solicitar a adesão terminou em 1º de junho, com o cadastro das instituições cuja participação no PIX é facultativa. Segundo o comunicado haverá uma nova janela de oportunidade para corporações que não fizeram a inscrição a partir de dezembro.
“Parabéns a todas essas instituições”, exalta o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello. “As instituições cuja participação é obrigatória demonstraram muito comprometimento em todo o processo de construção do PIX, e aquelas que vieram facultativamente abraçaram o desafio de transformar a indústria de pagamentos.”
“O PIX fomentará a eletronização dos pagamentos dos mais variados públicos, trazendo eficiência ao mercado e reduzindo custo com dinheiro físico”, complementa Pinho de Mello.
As instituições de pagamento não reguladas pelo BC participam mediante contratação de participante responsável, que avaliará a capacidade técnico-operacional e a integralização do capital mínimo requerido, além de atuar como liquidante.