A TecBan, administradora do Banco24Horas, anunciou ontem (22) a realização de um hackathon com o objetivo de simular o ambiente real do novo ecossistema de Open Banking. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho e será feito em parceria com a Ozone, empresa proprietária da plataforma de ‘sandbox’ que forneceu suporte de implementação de referência para a Open Banking Implementation Entity (OBIE) no Reino Unido.
A ideia é juntar diversos programadores, fintechs e outros players do mercado em um espaço controlado para desenvolver aplicativos e serviços compatíveis com o Open Banking brasileiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho.
O cofundador e CEO da Ozone, Chris Michael declarou em comunicado á imprensa que a iniciativa ajudará bancos e fintechs a começarem a criar serviços de Open Banking antes dos prazos exigidos.
Segundo ele a plataforma da companhia foi usada por centenas de bancos e terceiros no Reino Unido enquanto eles testavam suas proposições. O processo de implementação naquele país exigiu três anos para definir e implementar o padrão e a jornada ainda não está concluída. “Ao longo do caminho, criamos a Ozone, inicialmente como o ponto de referência para o padrão do Reino Unido, porque vimos como era difícil para bancos e fintechs interpretarem e implementarem o padrão sem uma ‘sandbox’ totalmente funcional”, observa Michael.
“Estamos muito animados por trabalhar com a TecBan no Brasil. Com base no que aprendemos, sabemos que o acesso antecipado a uma plataforma desse tipo será uma virada no jogo para o Brasil. Isso vai acelerar o desenvolvimento do padrão, reduzindo significativamente o custo e o risco de definir esse padrão”, concluiu.