A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deve assinar amanhã (20) um acordo de cooperação técnica com o Banco Central com o objetivo de viabilizar a utilização do novo sistema de pagamentos instantâneos (PIX) no pagamento das tarifas de energia elétrica.
O lançamento oficial do PIX acontecerá no dia 16 de novembro e o início do registro das Chaves Pix (como número de telefone celular, e-mail, CPF, CNPJ) ficou programado para 5 de outubro.
A informação sobre a assinatura do acordo foi publicada pela agência Canal Energia e teria sido revelada pelo diretor-geral da ANEEL, Andre Pepitone, ontem (18). Na ocasião o executivo participava de outro evento relacionado ao sistema de pagamentos brasileiros.
Tratava-se da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (ABRADEE) e a Associação Nacional de Bureaus de Crédito (ANBC) para que o histórico de pagamentos de contas de luz integre o cadastro positivo.
A respeito do assunto, segundo nota do portal da própria ANEEL, Pepitone declarou que a Agência reafirma a importância do cadastro positivo.
“É um ganho para a sociedade a possibilidade de os consumidores terem acesso a esse sistema. O setor elétrico auxiliará o cadastro positivo a promover justiça social e democratização do acesso ao crédito”, disse.
Também participaram da assinatura o presidente-executivo da ANBC, Elias Sfeir, o presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, e a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.