A Mastercard anunciou ontem (17) o lançamento da iniciativa “Tech for Good Partnership”, um acordo do setor privado que reúne líderes em serviços financeiros e de tecnologia, com o objetivo de acelerar a inclusão digital e financeira na região da América Latina. Os primeiros membros da iniciativa são as fintechs Mercado Livre e PayPal, além dos bancos Bancolombia, Galicia e Citibanamex.
Eles afirmam que, nas atividades iniciais, se concentrarão no desenvolvimento de iniciativas concretas em mercados específicos para expandir serviços financeiros básicos, como acesso a crédito e ajuda financeira, além de ferramentas e recursos educacionais para milhões de latino-americanos atualmente vulneráveis.
Com o tempo, a aliança compartilhará de maneira ampla, por meio de eventos virtuais, white papers e publicações, as melhores práticas e os resultados da iniciativa com o setor de serviços financeiros para a melhoria do ecossistema.
“A tecnologia tem um poder
transformador, que nos auxilia a enfrentar os desafios desse momento adverso.
Com o desenvolvimento da economia digital, espera-se que as grandes empresas
reúnam suas melhores mentes, recursos e esforços em prol da construção de uma
economia mais inclusiva”, afirma João Pedro Paro Neto, Presidente
Mastercard Brasil e Cone Sul.
Michael Froman, vice-presidente da Mastercard explicou que a ideia por trás da “Tech for Good Partnership” é que os líderes do setor privado possam se reunir e alavancar seus melhores ativos, ferramentas, tecnologia, conhecimento e experiência para fazer a economia digital funcionar para pessoas e pequenas empresas da região. “Estamos ansiosos para trabalhar com todos os nossos parceiros em um momento em que a inovação e as soluções digitais são necessárias mais do que nunca”, disse.
“Entre as realidades trazidas pela Covid-19 está a necessidade acelerada de serviços financeiros digitais em todo o mundo e especialmente em países emergentes. Os métodos de pagamento eletrônico e sem contato são importantes, especialmente nas lojas, onde a troca de dinheiro físico é maior. Além disso, além dos pagamentos, é essencial que mais pessoas tenham acesso a outros serviços financeiros, como crédito e poupança”, disse Osvaldo Giménez, CEO do Mercado Pago. “Graças a essa parceria, temos a possibilidade de acrescentar esforços visando à inclusão financeira, o que apresenta uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento para a América Latina”, concluiu Giménez.