Fintechs Nubank, Mercado Pago e PagSeguro lideram em volume de cadastros do Pix

Até quarta-feira (14) o Banco Central (BC) havia registrado 33,7 milhões de cadastros de chaves do PIX e, ao contrário das expectativas, os maiores recebedores destas filiações não são os grandes bancos, mas sim as fintechs.  Segundo a instituição, mais da metade desse volume está dividido entre Nubank, Mercado Pago e PagSeguro.

Uma matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense sobre o assunto revela que o Nubank lidera esse movimento com 8 milhões de chaves. Este montante é quase um quarto de todos os cadastros já realizados desde que a possibilidade foi aberta há dez dias.

Mercado Pago e o PagSeguro aparecem na sequência com 4,7 milhões e 4,3 milhões de chaves, respectivamente. Além deles, o BC constatou um volume significativo de 1,1 milhão de cadastros feitos no PicPay.

Enquanto isso os cinco grandes bancos brasileiros, cujas promoções para conquistar cadastros incluem inclusive sorteios de prêmios de até R$ 1 milhão receberam 11,7 milhões de cadastros até agora. É cerca de um terço de todos os registros efetuados até o momento.

Entre eles, quem lidera os cadastros é o Bradesco, com 3,7 milhões de chaves Pix. Depois, vem a Caixa Econômica Federal, com quase 2,5 milhões de chaves, e o Banco do Brasil, com 2,1 milhões de chaves. O Itaú tem 1,7 milhão e o Santander, 1,6 milhão de chaves Pix.

A chave Pix é o meio pelo qual cada conta será identificada no sistema de pagamentos instantâneos brasileiro. A chave pode ser o CPF ou CPNJ, o telefone ou o e-mail do titular da conta ou um QR Code que pode ser lido pelo celular. E vai desobrigar os brasileiros a apresentar todos os dados bancários do seu recebedor na hora de fazer uma transferência bancária. É que, com o Pix, será preciso apresentar só uma dessas chaves para dar início à transferência.