Brasil fica com a quinta colocação em ranking global de bancos digitais

O ecossistema de bancos digitais brasileiros foi um dos destaques do Índice Mundial de Neobanking, divulgado no final de dezembro pela Exton Consulting, empresa especializada em estratégia e gestão de serviços financeiros. O país foi classificado na a quinta posição no ranking, ficando atrás do Reino Unido, Coréia do Sul, Suécia e da França respectivamente.

Segundo o trabalho, existem no mundo pelo menos 256 neobanks atualmente ativos. Os dados revelam que uma nova iniciativa digital ou focada em fintech está sendo lançada a cada cinco dias nos últimos 3 anos.

O Índice Mundial mostra que a Europa continua a ser o mais importante centro de inovação com três dos cinco mercados mais avançados ou maduro como o Reino Unido, a Suécia e a França. Os dados revelam que cerca de 50 milhões de consumidores na Europa abriram uma nova conta com uma plataforma neobanco.

O texto afirma que outros grandes mercados globais também estão focados no lançamento de neobancos, como Brasil e Coréia do Sul. Os EUA também são um importante mercado para bancos digitais. Enquanto isso, a China continua sendo líder no que se refere à oferta de “superaplicativos” financeiros, como os fornecidos por gigantes da tecnologia financeira, como o Ant Group do Alibaba.

Os responsáveis pela pesquisa afirmam que em sua busca por monetizar o relacionamento com o cliente os neobancos aprenderam a primeira lição que é: Taxas de transação de pagamento, taxas de assinatura de conta premium ou comissões bancárias abertas de corretagem de serviços de terceiros, na maioria dos casos, não serão suficientes para gerar lucros além do ponto de equilíbrio operacional. Em vez disso, a expectativa é que os neobanks precisem oferecer produtos adicionais para superar a lacuna em termos de lucratividade.

Outra constatação revelada é que independentemente do caminho que os neobancos seguirem, eles precisarão mudar para o modo de lucratividade rapidamente, pois a paciência do investidor não será ilimitada. Mas para aqueles que escolherem os caminhos certos o futuro permanece brilhante e cheio de oportunidades.