A Juniper Research divulgou ontem (2) um novo estudo que prevê um crescimento superior a 650% no uso da biometria como forma de proteção a pagamentos móveis no mundo até 2025. Segundo o trabalho, a tecnologia que foi utilizada para autenticar cerca de US$ 404 bilhões em transações no ano passado, será responsável por garantir a segurança na movimentação de um volume superior a US $ 3 trilhões em 2025.
De acordo com a empresa, o reconhecimento facial e de voz estão se tornando essenciais para oferecer experiências de aplicativos atraentes, à medida que os pagamentos móveis dominam o cenário de pagamentos. Os responsáveis pela análise afirmam que o extraordinário crescimento será impulsionado pelo aumento do uso de OEM Pays (como Apple Pay e Samsung Pay), tanto para pagamentos remotos quanto em lojas, visto que esses aplicativos já adotaram métodos de autenticação biométrica.
A pesquisa recomenda que todos os aplicativos de pagamento observem a biometria e construam a experiência do usuário mais perfeita, aproveitando os recursos biométricos, ou correrão o risco de perder para alternativas de pagamento OEM mais seguras.
Segundo a co-autora da pesquisa, Susan Morrow, embora a biometria agora seja uma parte estabelecida do ecossistema, os aplicativos de pagamentos e comércio eletrônico não acompanharam a taxa de inovação. “Os comerciantes devem adotar recursos biométricos rapidamente e educar os usuários para melhor proteger o mercado cada vez mais massivo de comércio eletrônico”, diz.
A pesquisa, Mobile Payment Security: Key Opportunities, Vendor Strategies & Market Forecasts 2021-2025, descobriu que embora os recursos biométricos cheguem a 95% dos smartphones globalmente em 2025, apenas 35% desses smartphones serão usados para fazer pagamentos biométricos no comércio eletrônico no mesmo ano. A pesquisa identificou que os pagamentos com cartão em arquivo armazenados sem segurança biométrica permanecem comuns no comércio eletrônico e que exigirá esforços significativos das partes interessadas para fazer a transição dos gastos para métodos protegidos biometricamente.