Na quinta-feira (4) a fintech Alter, que atua por meio de uma conta digital baseada em criptomoedas, anunciou o lançamento do programa Criptoback, um sistema de cashback que devolve em Bitcoins até 1% do valor das compras realizadas no cartão Altercard Visa físico ou virtual.
Segundo reportagem publicada pelo portal SEGS, o Criptoback é totalmente gratuito e de adesão automática. A empresa afirma em comunicado que o Criptoback oferece aos usuários um retorno em bitcoins que funciona em qualquer lugar ou estabelecimento e não apenas em lugares parceiros.
O CEO do Alter, Vinicius Frias, comenta que o cashback já é muito utilizado em países como os Estados Unidos e em alguns da Europa. Aqui no Brasil, alguns e-commerces populares já praticam esse tipo de modalidade. “Somos um dos primeiros a utilizar esse método com as frações do Bitcoin aqui no país. O usuário que receber o cashback pode optar por utilizar ou investir esse dinheiro acumulado em nosso cartão. Com isso, queremos criar para os antigos e novos usuários uma possibilidade de ter as criptomoedas como retorno em suas compras do dia a dia” revela.
“A Visa tem trabalhado para ser uma ponte entre as moedas digitais e nossa rede global de milhões de estabelecimentos comerciais. Acreditamos que as moedas digitais têm potencial para levar o valor dos pagamentos digitais a um número maior de pessoas e lugares. Assim, queremos ajudar a definir e apoiar seu papel no futuro do dinheiro de forma segura”, conta Eduardo Abreu, vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil.
O programa oferece cashback entre 0,5% e 1% das compras feitas com o cartão físico ou virtual em transações a partir de R$25,00. Para apuração da compra e o depósito do Bitcoin o prazo é de até 15 dias. Depois desse prazo, os Bitcoins referentes ao percentual do valor da compra, com base na cotação em Reais do Bitcoin no dia do depósito, e não do dia da compra, caem no cartão e já podem ser utilizados.