A revista Fast Company, referência global em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o mundo, criatividade e design, divulgou o The World’s Most Innovative Companies, compilação anual que reúne as empresas que mais inovaram ao longo do último ano, nos mais diversos segmentos. O estudo apresenta também o ranking das empresas mais inovadoras da América Latina, no qual o ecossistema fintech brasileiro foi representado pela fintech carioca Zoop.
A publicação justifica a presença da startup informando que durante a pandemia a empresa apresentou o Zoop Pix, um sistema de pagamento instantâneo que ajudou os consumidores a acessarem novas linhas de crédito por meio do Zoop Antecipa, produto que permite que grandes empresas estendam o crédito a negócios de menor porte.
Segundo a publicação, a fintech também lançou o Baking as a Service, que permite que empresas de outros segmentos, que não o financeiro, ofereçam contas digitais aos consumidores.
Além da Zoop, o veículo classificou a fintech mexicana Clip, entre as mais inovadoras de 2020. A decisão levou em consideração o fato de a empresa ter anunciado uma parceria com a Visa para expandir seu serviço de processamento de cartão de crédito móvel semelhante ao Square para pequenas e médias empresas.
Em resposta à pandemia de COVID e ao declínio das transações pessoais, a empresa (que arrecadou cerca de US $ 150 milhões da SoftBank, General Atlantic e Google for Startups Accelerator) introduziu um sistema de pagamento remoto que permite aos fornecedores enviar faturas por texto, e-mail, Facebook Messenger e Whatsapp, com pagamento por meio de um portal de transações seguro.