A fintch Acqio, desenvolvida no Porto Digital de Recife, anunciou ontem (15) ter recebido um aporte de R$ 50 milhões da XP Investimentos. A captação foi feita por meio do fundo XP Asset Management e tem o objetivo de ampliar as operações da startup em termos de novos produtos e serviços financeiros.
Segundo uma reportagem publicada pelo jornal Folha de Pernambuco, um dos prováveis usos mais próximos para estes novos recursos será o lançamento de uma carteira digital, oferecendo serviços financeiros e pagamentos para e-commerce. Em entrevista à publicação, o CEO da Acqio, Felipe Valença, informou que o produto já está no ar, em piloto tanto para pessoa física quanto jurídica. Ele será movimentado por meio de um cartão pré-pago da Visa.
A fintech, que atua no setor de meios de pagamentos como adquirente, oferece soluções para clientes do varejo dos mais diversos portes e segmentos. A startup está presente em mais de 2,5 mil municípios e afirma ter se transformado na 15ª adquirente do país em 2020. Ela oferece produtos como máquina de cartão, acesso a crédito, link de pagamentos via aplicativos de texto e sistemas de pagamentos integrados aos ERPs.
Valencia ressalta que o acordo com a XP pode gerar mais parcerias com a marca. Ele declarou que a Acqio passou por um teste de fogo, captando recursos com investidores de primeira linha. ”A ideia é continuar expandindo. Esse selo nos deixa ainda mais confiantes, com recursos para expandir”, disse o CEO.
O aporte recebido pela fintech foi comemorado também como uma conquista do Porto Digital. Segundo o presidente da instituição, Pierre Lucena, a chegada da XP representa a consolidação que Recife está apresentando no cenário nacional. De acordo com o executivo, a Acqio é a principal fintech local e a segunda maior empresa do parque tecnológico.