As regras estabelecidas para a portabilidade de crédito permitem aos tomadores de crédito brasileiros transferirem dívidas de uma instituição para outra com objetivo de obter melhores taxas de juros, prazo de pagamento e outras vantagens. Apesar disso, ainda existe um volume de R$ 285, 9 bilhões em dividas para as quais nenhuma dessas alternativas foi requisitada. A expectativa é de que a implantação do Open Banking facilite o acesso a esses benefícios. Esta é uma das principais constatações do Relatório de Economia Bancária emitido pelo Banco Central.
Em uma matéria sobre o assunto, o Instituto Propague, iniciativa criada pela fintech Stone com o objetivo de expandir o debate sobre o mercado de pagamentos no país, explica que segundo os cálculos do BC, 18,9 milhões de devedores no crédito consignado, 4,2 milhões no financiamento de veículos e 493 mil no crédito imobiliário poderiam conquistar vantagens ao renegociarem suas pendências.
De acordo com o Instituto, na modalidade crédito consignado, apenas 9% dos potenciais beneficiários da portabilidade realizaram a solicitação. No financiamento imobiliário o índice é ainda menor, ficando entre 2% e 4%. Já no financiamento de veículos, o percentual é de apenas 0,1%.
Os responsáveis pelo estudo do BC manifestaram a expectativa de que o Open Banking ajude a portabilidade a chegar mais perto do seu potencial. “A implementação do Open Banking tende a impactar positivamente a portabilidade de crédito em duas frentes: reduzindo as vantagens informacionais das instituições originais e facilitando, para o tomador, a busca pela melhor oferta”, diz o documento.
A implantação do Open Banking e sua evolução para o conceito de Open Finance será um dos destaques da sexta edição do Fintech View, evento online e gratuito que acontecerá hoje (16) entre as 14 horas e as 19h45.
As vantagens específicas que serão trazidas pela democratização do Open Banking serão abordadas em uma palestra de Breno Costa, diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, e Thiago Alvarez, CEO do GuiaBolso e membro do comitê de Open Banking do Banco Central. O painel acontecerá das 16h20 às 16h45.