O ecossistema fintech brasileiro ganhou ontem (18) mais um participante de peso com a notícia sobre a compra da fintech catarinense PagueVeloz pela Serasa Experian, um dos maiores birôs de crédito do país. Com a negociação, a primeira da companhia no setor, o objetivo é combinar sua especialização na captação e análise de dados de crédito com as inovações desenvolvidas pela startup de pagamentos.
O valor da negociação não foi revelado, mas segundo reportagens publicadas pela imprensa, a intenção da Serasa é integrar toda a equipe da PagueVeloz, atualmente com 308 pessoas, aos seus quadros. O portal Tech Mundo informa que a empresa adquirida foi fundada em 2012 e já era parceira da Serasa.
Em uma reportagem do jornal Valor Econômico, o vice-presidente da Serasa Consumidor, Silvio Frison, explicou que a chegada da PagueVeloz tem o objetivo estratégico de acelerar um processo considerado crucial dentro das soluções da Serasa, que é o momento intermediário entre o pagamento da dívida pelo cliente e a baixa do débito nos sistemas dos credores, que pode variar entre dois dias até seis semanas. Segundo ele, essa recomposição do score positivo é fundamental na retomada dos negócios.
Sua argumentação é de que o sistema com integração via APIs desenvolvido pela fintech permite a realização dessa baixa da dívida, presente até então na plataforma da Serasa, imediatamente. Isso viabiliza o aumento do score de crédito do cliente de forma mais rápida e facilita que ele volte a ter acesso ao crédito.