A fintech Personetics, líder global de soluções de personalização orientada por dados financeiros e engajamento do cliente para bancos e provedores de serviços financeiros, anunciou ontem (19) a captação de um aporte de US$ 85 milhões junto ao Thoma Bravo, empresa especializada em investimentos em software. A empresa também anunciou que está abrindo um escritório no Rio de Janeiro para atender sua crescente carteira de clientes na região LATAM e capitalizar as oportunidades criadas pelo lançamento do Open Finance.
A Personetics é financiada pela Viola Ventures, Lightspeed Ventures, Sequoia Capital, Nyca Partners e Warburg Pincus PE. Ela opera por meio de uma plataforma de engajamento baseada em IA focada no engajamento proativo. Para isso, o sistema analisa dados financeiros em tempo real, entendendo os comportamentos financeiros dos consumidores bancários, antecipando suas necessidades e agindo em seu nome.
Continuamente, a Personetics fornece dados, insights, consultoria financeira e programas automatizados de bem-estar, adaptados para bancos de varejo, pequenas empresas, gestores de patrimônio e titulares de cartões.
De acordo com comunicado emitido pela empresa, as instituições financeiras que usam seu software registram aumento de até 35% no engajamento digital do cliente e de 20% no número de contas abertas e crescimento do saldo; além de aumento de 17% na adoção de recomendações personalizadas de produtos.
A companhia informa que vários bancos brasileiros já estão usando sua tecnologia em seus aplicativos de banco móvel para prover aos clientes mais controle sobre suas vidas financeiras. A solução oferece alertas, informações e conselhos personalizados em tempo real sobre a saúde financeira, gastos e hábitos de consumo de seus clientes, apresentando uma visão objetiva sobre seu dinheiro.
O CEO e Cofundador da Personetics, David Sosna, avalia que este é um grande momento para os serviços financeiros no Brasil e a Personetics está aqui para ajudar os bancos e outras instituições financeiras a aproveitarem ao máximo.
“A personalização orientada por dados e o engajamento com o cliente são o foco das instituições financeiras em todo o mundo. Os bancos estão realizando a transição de um serviço passivo para um relacionamento mais proativo com seus clientes e estão procurando novas maneiras de ajudá-los a melhorar seu bem-estar financeiro. O Open Finance está criando novas possibilidades de negócios para os bancos”, declarou.
Já o sócio da Thoma Bravo, Robert Sayle, enfatizou que a Personetics usa sua tecnologia para simplificar e personalizar os serviços bancários para os consumidores diante da crescente variedade e complexidade dos produtos financeiros.
“Estamos muito animados com a oportunidade de trabalhar com a Personetics e alavancar nossa experiência operacional em software e tecnologia financeira para acelerar o crescimento da empresa, a introdução de novos produtos e tecnologias e ampliar o alcance da plataforma para atender instituições financeiras e seus clientes no Brasil e ao redor do mundo”, concluiu.