O BBVA acaba de anunciar a realização de um acordo para investir US$ 300 milhões no banco digital brasileiro Neon. Com este novo investimento, o banco espanhol, que já tinha participação na fintech desde 2018 através do fundo de capital de risco Propel, adquire 21,7% e passa a possuir um total de 29,7% da operação.
Em comunicado à imprensa o BBVA explica que o Neon marca um novo passo na estratégia do BBVA de entrar em novos mercados através do investimento em plataformas digitais. “O compromisso estratégico com a inovação é uma das marcas do BBVA, e a rota digital abre caminho para crescermos em mercados muito atrativos”, disse Carlos Torres Vila , Presidente do BBVA. “A Neon provou ter uma proposta de valor que se conecta com as necessidades financeiras dos brasileiros e tem capacidade para continuar crescendo rapidamente em um mercado com grande potencial.”
A Neon foi fundada em 2016 com o objetivo de oferecer uma alternativa mais simples e competitiva aos bancos tradicionais brasileiros. Por meio de uma oferta de produtos que inclui conta corrente gratuita, cartões de débito e crédito, crédito consignado e produtos especializados para microempresas, a Neon conseguiu se diferenciar da concorrência com foco em pessoas físicas, autônomos e pequenas empresas.
Antes do investimento do BBVA, a empresa havia conseguido US$ 423 milhões em várias rodadas de financiamento desde sua criação. Seus acionistas incluem outros parceiros como General Atlantic, Vulcan, BlackRock, Paypal e Banco Votorantim. A sua equipa de gestão é composta por Pedro Conrade, fundador e CEO, e Jean Sigrist, presidente executivo, que lideram a empresa.
“Com o investimento e a experiência global do BBVA, a Neon poderá oferecer empréstimos de forma mais simples, sustentável e inclusiva. Queremos alcançar mais brasileiros e promover nosso propósito de reduzir as desigualdades e fazer a diferença na vida das pessoas no Brasil. A Neon continuará a crescer rapidamente, cumprindo esses objetivos”, afirma Pedro Conrade , fundador da Neon.