Banking as a Service é implementado em 85% dos provedores de serviços financeiros

A plataforma aberta de aceleração e colaboração para a inovação em serviços financeiros Finastra divulgou ontem (28) o estudo ‘Banking as a Service: Outlook 2022 | Abrindo o caminho para o Embedded Finance’ que avaliou as opiniões de 1.600 executivos seniores do setor. Uma das principais conclusões do trabalho foi de que quase 85% dos entrevistados já está implementando ou planeja implementar BaaS entre os próximos 12 a 18 meses.

Além disso, a pesquisa demonstrou que mais de 80% dos provedores de serviços financeiros regulamentados esperam que o mercado geral de BaaS cresça. Destes, 30% esperam crescer mais de 50% ao ano nos próximos cinco anos.

Segundo o estudo, o BaaS representa uma oportunidade de US$ 7 trilhões considerando o fato de que  distribuidores, incluindo varejistas, empresas de comércio eletrônico e outras áreas de consumo, estão migrando para soluções BaaS e esperam que o crescimento geral ultrapasse 70% ao ano nos próximos três anos.

As respostas indicam que os empréstimos para PMEs, empréstimos corporativos e serviços corporativos de tesouraria/FX estão prontos para ganhar a maior tração. Espera-se que a simplificação de empréstimos para PMEs por meio de BaaS impulsione um crescimento de 30% até 2024

A maioria dos facilitadores, incluindo bigtechs e fintechs, espera que o mercado geral de BaaS cresça mais de 50% nos próximos cinco anos. Cerca de 40-50% dos facilitadores querem aumentar suas parcerias com distribuidores e provedores de serviços financeiros em mais de 50% nos próximos cinco anos

Angus Ross, Chief Revenue Officer, Banking as a Service da Finastra afirmou não haver  dúvida de que o BaaS é uma oportunidade incrivelmente empolgante para todo o ecossistema de serviços financeiros porque viabiliza a abertura de novas linhas de receita e construção de relacionamentos mais profundos com os clientes.

“Está claro em nossa pesquisa que os consumidores (varejo ou corporativo) estão mudando onde eles obtêm serviços financeiros e migrando para canais não bancários. Essa tendência só se acelerará à medida que a integração regulamentada para produtos na jornada do cliente se torna tão simples quanto criar uma conta de mídia social”, explicou.

A pesquisa da Finastra também avaliou as estratégias de monetização de distribuidores, facilitadores e provedores em BaaS e explorou a importância das parcerias. Todos os entrevistados foram a favor de uma transição para um modelo de plataforma e mercado, onde uma maior variedade de soluções de nicho a preços competitivos pode ser adquirida pelos clientes finais.

Finalmente, o trabalho revela que os provedores de serviços financeiros precisam de alguns recursos principais para trabalhar com distribuidores e facilitadores e monetizar o BaaS que são:

  • Uma plataforma de API aberta;
  • Uma plataforma integrada de dados e análises; e
  • Soluções digitais especializadas para integrar perfeitamente as jornadas do cliente