O Banco do Brasil anunciou nesta semana que já está habilitado a oferecer o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) aos seus clientes. Esse serviço permite que um pagamento seja iniciado pelo site ou app, e concluído na instituição detentora da conta do cliente, após sua identificação e consentimento. Dessa forma, o ITP permite que a empresa crie uma jornada de pagamento mais simples para seu cliente, pois dá ao pagador a possibilidade de selecionar uma instituição já habilitada e seja direcionado para a mesma, finalizando a transação no ambiente do banco onde possui conta.
Qualquer empresa que queira utilizar o ITP pode contratar o serviço com instituições autorizadas pelo Bacen e o BB já está em fase de testes para oferecer o novo serviço.
“Vamos oferecer em breve o serviço que permitirá às empresas se beneficiarem dessa novidade, e já temos diversos parceiros testando em forma de piloto. Essa solução possui grande valor agregado pois aumenta o potencial de conversão de vendas, uma vez que facilita a jornada do pagador pessoa física. Simplificar pagamentos será a tônica do futuro e com iniciativas como essa mostramos que estamos acelerando rápido e na vanguarda dos meios de pagamentos”, avalia Rodrigo Felippe, diretor de meios de pagamentos do Banco.
O ITP foi criado pelo Banco Central e tangibiliza a implementação do open banking, trazendo uma jornada mais simples e segura para os clientes, reduzindo o índice de desistência no meio do processo. Para as empresas, o benefício é uma possível melhoria no índice de conversão, com ganhos adicionais de eficiência e redução de custos.
O Pix foi escolhido para o ser o primeiro meio de pagamento integrado aos ITPs, em função da alta adesão no país. As transações via Pix já ultrapassaram as feitas via DOC, TED e boleto, representando 30% do total de transações bancárias do país.
Para Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia, a fase 3 do open banking representou um grande desafio, pois nesta fase será ofertada o primeiro serviço financeiro do ecossistema. “O investimento na arquitetura em cloud e na formação dos times técnicos, permitiu, mais uma vez, estarmos na vanguarda das soluções de open banking, proporcionando mais conveniência ao nosso cliente”.