A revista Global Finance, que há cinco anos apresenta um relatório anual sobre os principais players e as principais tendências em inovação no mercado de fintechs, elegeu o Laboratório de Inovação Financeira (LAB), iniciativa criada pela parceria entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos melhores laboratórios de inovação do mundo na categoria Lab de Desenvolvimento Econômico.
A iniciativa é um fórum de interação multisetorial criado em 2017, tendo posteriormente, em 2019, se juntado a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e reúne representantes do governo e da sociedade para debater alternativas inovadoras para o financiamento de investimentos sustentáveis no Brasil.
A escolha foi feita pelo conselho editorial da Global Finance com a contribuição de repórteres especialistas nas funções desempenhadas por esses inovadores. Além disso, consultores e outras organizações foram consideradas como parte do processo de decisão.
O LAB tem cinco desafios principais:
- Identificar gargalos e soluções para o financiamento a investimentos sustentáveis em setores como energia, agricultura, água e saneamento.
- Identificar instrumentos financeiros inovadores e boas práticas que possam ser replicadas por instituições financeiras de desenvolvimento.
- Desenhar instrumentos financeiros e de garantias para alavancar recursos privados para investimentos com adicionalidade socioambiental.
- Criar ambiente favorável ao desenvolvimento de tecnologias financeiras inovadoras, que aumentem a eficiência das transações, promovam a redução de custo e a inclusão financeira.
- Fomentar o diálogo e ampliar a compreensão sobre como fatores ambientais, sociais e de governança (ASG) podem se traduzir em riscos e oportunidades para os negócios.
“Os últimos dois anos aceleraram muito a revolução digital no setor bancário e financeiro. Os laboratórios de inovação financeira estão na vanguarda dessa revolução, com novas ideias e soluções de ponta”, disse Joseph Giarraputo, editor e diretor editorial da Global Finance.
“As organizações escolhidas como os Melhores Laboratórios de Inovação Financeira 2022 da Global Finance são verdadeiras pioneiras”, avaliou.