A empresa global de serviços de informação Experian, proprietária da Serasa, anunciou ter adquirido 51% do controle da fintech brasileira MOVA, primeira iniciativa Peer-to-Peer Lending aprovado pelo Banco Central. A transação estabelece um pagamento de R$ 40 milhões sendo que a Experian tem ainda a opção de comprar os 49% restantes até 2028.
A Mova é resultado de uma parceria entre os controladores do grupo Omni e o economista Roberto Tesch, CEO da companhia. A startup oferece uma plataforma que opera no sistema Credit as a Service por intermédio da qual qualquer empresa, pessoa física ou instituição financeira pode criar seus próprios produtos de crédito, financiamento e investimento. A fintech informa já ter fechado 35 mil contratos e intermediado mais de R$ 550 milhões em operações.
Ao anunciar a negociação, a Esperian explicou que o modelo de negócios da MOVA é altamente complementar às soluções Business-to-Business existentes da Experian, facilitando o acesso ao crédito por parte das PMEs.
Os clientes da MOVA são atendidos em demandas que vão desde módulos para todo o ciclo de crédito, quanto apenas para partes do processo como motor de crédito ou infraestrutura de front-end para mais agilidade nas integrações. As opções oferecidas se dividem em realização de operações de crédito para terceiros, análise de crédito, serviços de cobrança, e distribuição de seguros.
No ano passado, a Serasa Experian comprou a fintech PagueVeloz e, por meio do braço de venture capital Experian Ventures, o grupo também investiu na PayHop e na agtech Traive.
A compra da MOVA ainda está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias no Brasil.